lunes, 20 de junio de 2016

LIVRO - AS ROUPAS DOS SANTOS - PARTE FINAL


XXI - VESTE DE HOMEM E DE MULHER
Entre quase todos os povos da Terra se pode notar uma diferença que separa as vestes peculiares aos homens e as vestes peculiares das mulheres. Os hebreus tinham diferenças em suas vestes que distinguia mulher de homem, e inclusive Deus ordenou que essas diferenças fossem determinadas pelas vestes, como está escrito no livro de Deuteronômio 22.5: “Não haverá veste de homem na mulher, e não vestirá o homem roupa peculiar a mulher, porque qualquer um que faz isso é abominação a Javé teu Deus.” É basicamente por esta passagem que as denominações de linha conservadora se apoiam para proibir nos dias modernos a calça comprida para as mulheres do mundo ocidental, já que é roupa peculiar ao homem. Mas é importante que analisemos historicamente o assunto.
A – CHINA
Na China a roupa feminina era modesta, blusão solto, fechado no pescoço, descendo em linhas singelas até os joelhos, sobre calças justas, ou então apenas camisolão solto, do pescoço ao pé. Segundo a SchoolMaster havia diferença da roupa masculina para a feminina, a masculina era uma bata larga e solta, mangas amplas, e as calças folgadas e curtas, também vestiam jaquetas as vezes sem manga, e elas eram feitas de tal maneira que podiam ser vistas umas sobre as outras.
B – OS CRETENSES
Entre eles também havia roupa peculiar ao homem e peculiar a mulher. Segundo Mario Donato eles se vestiam assim: “Homens e mulheres usavam a mesma coisa, isto é, retângulos de panos de lã arranjados de modos diferentes. O homem levava apenas o pedaço de pano que servia de saiote, quando lutava, trabalhava ou estava a vontade em casa. A passeio, punha aos ombros mais um pedaço de pano debruado, preso junto ao pescoço por uma espécie de alfinete de gancho. A mulher usava dois retângulos, um à frente, outro atrás, presos aos ombros. Com atadores; à cintura, com uma faixa.”
C – ROMANOS
Os romanos seguindo a ordem divina, também tinham roupas masculinas e femininas, por exemplo o Pallium. O “Pallium” havia sido introduzido na época da republica nos costumes romanos e era inspirado no manto grego.
D – HEBREUS
Por instituição divina o povo hebreu deveria trazer trajes distintos para homens e para mulheres conforme Deuteronômio 22.5. A Grande Enciclopédia do Conhecimento admite este fato histórico e bíblico dizendo: “Para diferenciação do sexo podemos mencionar novamente os Hebreus, também distinguiam casadas de solteiras cujas matronas cobriam os cabelos com véus, enquanto as virgens usavam a cabeça descobertas e os cabelos soltos.”
XXII – TECIDO
O material da qual se fizeram as roupas foram muito variados e hoje ainda o é, e não devemos estranhar se no futuro novos materiais forem utilizados para confecção de roupa.
1 – COURO
O couro foi largamente usado no principio, a primeira roupa que os humanos usaram depois da saída do paraíso foi feita de couro.
2 –
A lã também foi outra grande descoberta, com este material largamente extraído das ovelhas os homens puderam fazer roupas mais leves do que o couro.
3 – SEDA
Este material foi uma das mais revolucionarias no campo da indumentária. Conta-se o seguinte em um livro de Confúcio do ano 2600 a.C.: “Uma imperatriz chinesa, ao passear no jardim, deparou com algumas minúsculas bolinhas reluzentes. Observando-as, notou que havia entre ela uma, cuja lisa textura oferecia solução de continuidade. E, percebeu, em seguida, que uma lagarta envolvia a si mesma num fio brilhante. Conseguiu criar o bicho-da-seda, utilizando-o na feitura de um lindíssimo tecido macio, fechado, liso, brilhante, que foi a seda. Ensinou a muitos como fazer a maravilhosa fazenda. O povo, reconhecido, divinizou-a e a adorou como a deusa da seda. Quando a seda foi descoberta pelo ocidente ela tornou-se o mais famosos tecido da história.
4 – PELE DE RATO
A necessidade e a oportunidade deram as mãos para que, povos bárbaros como os Hunos descobrissem na pele do rato um “tecido” para fazer suas blusas.
XXIII –ESTAMPARIA
Os chineses a séculos conheciam a arte da estamparia, eles fixavam desenhos coloridos em superfícies lisas e homogêneas. Já o povo de Israel se vestiam mais simples, mais com certeza foi pelo fato de desconhecerem esta arte. As camisas com trabalhos artísticos como as listras que existiam nas camisas sociais são usadas sem constrangimento por todos os cristãos e não podemos recriminar já que ornamentos diretamente nas vestes é mais compreensível do que os ornamentos diretamente no corpo. Contudo deve-se evitar as estampas com desenhos e gravuras que não sejam compatíveis com a fé que pregamos. Como por exemplo, as estampas de fotos de roqueiros, de atrizes, ou símbolos de clubes como bonés coma estampa com frases anticristãs, ou camisa da seleção de futebol do seu país.


CONCLUSÃO
Os santos de Deus, são pessoas separadas, a palavra santo significa isso mesmo: Separado. De forma que aqueles que querem servir a Deus devem ter um proceder diferente dos homens ímpios. A apresentação exterior de um santo se vislumbra nos seus trajes e ornamentos. A simplicidade, a modéstia são enaltecidas em cada detalhes. Por outro lado o santo de Deus repudia todo tipo de roupa, moda ou ornamento que desperte o apetite sexual. Cristã se veste não para passar na rua e ser considerada “gostosa”, mas inibir os maus caracteres pela pureza, santidade e sobriedade. Infelizmente não dá mais para diferenciar uma cristã de uma mulher mundana e desta de uma prostituta. Cada um viva como quiser e de acordo com sua consciência, se vista como quiser e também se não quiser vestir-se tudo bem, mas quem tem compromisso com Deus deve mudar seu guarda-roupa.


PROVA 1
1 – Quais eram as joias de Cornélia?
2 – De que consistiam as roupas de Adão e Eva?
3 – Quais as três leis sobre indumentária?
4 – Cite 5 exemplos de indumentária uteis.
5 - Cite 5 exemplos de indumentárias com símbolo social.
6 - Cite 5 exemplos de indumentárias que protegem.
7 – Cite alguns exemplos de indumentárias higiênicas.
8 – Cite alguns exemplo de indumentárias saudáveis.
9 – O que é pudor?
10 – O que é modéstia?
11 – Existe traje religioso no cristianismo?
12 – Quais os enfeites permitidos para os noivos da festa de casamento?
13 – Que indumentárias são comuns na realeza?
14 – Que tipos de roupa demonstram serenidade?
15 – Que tipo de roupa demonstra liberdade?
16 – Cite as 6 manifestações da moda na roupa.
17 – Por que a saia-calça não é errado a mulher usar?
18 – Em que circunstância a bermuda é permitida?
19 – Por que a gravata é um acessório desnecessário?
20 – Cite uma passagem bíblica sobre absorvente.
PROVA 2
1 – Por quê o baby-doll não é errado ser usado por mulheres casadas?
2 – Como deve ser o cabelo da mulher?
3 – Discurse sobre a barba do ponto de vista bíblico.
4 – Para quem Deus deu o mandamento de usar a Mitra?
5 – Quais os males dos sapatos de bico fino?
6 – Dê 5 razões bíblicas porque mulher deve usar véu no culto.
7 – Quando usar bota é pecado?
8 – Quais as cores “pecaminosas”?
9 – Por que usar brinco é pecado?
10 – Por que o ornamento do relógio é permitido?
11 – Que tipo de óculos é pecaminoso?
12 – Quais são os enfeites circulares que você conhece?
13 – Que tipos de anéis são permitidos para o cristão usar?
14 – Quais os tipos de enfeites com pintura?
15 – Quando a cirurgia é antiética?
16 – Quais os enfeites que mutilam o corpo?
17 – Quais os enfeites por deformação?
18 – Dê uma prova bíblica de que não é errado usar perfume?
19 – Cite 5 povos entre tantos em que havia diferença de roupa de homem para roupa de mulher.
20 – Que tipos de estampas são erradas?
















No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada