Rô Moreira disse: "Não se
pode batizar crianças ainda bebês??
A Bíblia fala que quem não crer
já está condenado.
As crianças não serão salvas?
Paulo fala que quem não trabalha
não coma. As crianças por isso não poderão comer?"
Olá Rô, primeiramente é um prazer
dialogar com você, uma cristã que usa a internet e sua vida para falar de
Jesus. Como seria bom que todos aqueles que professam ser cristãos, usassem sua
pagina no facebook para falar de Deus. Nossas diferenças são frutos das nossas
fraquezas humanas, nossa incapacidade de compreender e ser perfeito como é
perfeito o nosso pai. Mas aguardamos ansiosos a redenção completa na
ressurreição dos mortos.
Entendo assim a questão proposta
acima. Quando a Bíblia fala que a pessoa que não crê será condenada, o texto
bíblico deixa transparecer que se refere às pessoas conscientes e com entendimento
capaz de discernir e optar por Cristo ou não. Da mesma forma quando a Bíblia
fala que quem não trabalha não deve comer, fica explicito que Paulo se refere
as pessoas adultas e preguiçosas. Ambos os textos não se referem ao ser humano
em toda sua existência. Os reformados que batizam crianças batizam-na porque elas
têm um corpo plenamente desenvolvido, mas não batizam embriões e fetos porque,
mesmo sendo seres humanos, ainda não estão fisicamente desenvolvidos. Sou
contrário ao batismo de criança, porque o entendimento do ser humano nos
primeiros anos de sua vida não tem capacidade de tomar uma decisão em aceitar
Cristo, no estágio infantil, não há percepção espiritual. Assim, os pais
cristãos devem educar seus filhos e prepara-los para que estejam preparados
para tomar partido por Cristo, quando seu entendimento puder discernir. Não se
pode fazer analogia com a circuncisão, porque a circuncisão é um ato exterior
de um fato já consumado. O filho de judeu é judeu por herança genética. Os
cristãos não são uma "raça" como os judeus. Um judeu pode até crescer
e negar o judaísmo como religião, mas ele será sempre judeu por genealogia.
"O que é nascido da carne é carne", disse Jesus. Assim um judeu ao
submeter seu filho a circuncisão até está fazendo um sinal exterior de um fato
intrínseco. O batismo é um sinal exterior de um fato intrínseco também, mas
este fato não é genético, genealógico, é uma decisão de servir a Cristo, é o
milagre do "nascer de novo". "Nascer de novo" precede o
batismo. A história da igreja só faz
menção a batismo infantil no terceiro
século com Orígenes “A igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo
também aos recém-nascidos”. (Orígenes Epist. ad Rom. Livro 5,9). Contudo, Tertúlio
contestou Orígenes e condenou o batismo infantil.
Podemos morrer discordando de
pontos doutrinários, mas não podemos nos matar, nem faltar com o respeito uns
com os outros. Lembremos que dois mandamentos estão acima de tudo: Amar a Deus
e amar o próximo. Que Deus abençoe a todos nós e tenha misericórdia de nossas
almas. Não somos os donos da verdade,
somos os servos daquele que é a VERDADE. (Valdemir Mota de Menezes)
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