viernes, 14 de marzo de 2014

BATISMO INFANTIL - ESCRIBA VALDEMIR

  •  Li todo o texto da da Ivete Paixão e percebo que a mesma demonstra ter conhecimento histórico e teológico, inclusive respeitando normas de interpretação e hermenêutica.
  • Valdemir Mota DE Menezes Contudo, alguns argumentos não podem ser sustentáveis como no caso da citação da versão siríaca peshita em que se fala de batismo de criança em vez de filho, não é nem um pouco confiável. Varios outros manuscritos muito mais confiáveis e antigos, e em lingua grega, falam do batismo dos filhos e não das crianças. Mesmo não concordando com o batismo de crianças, não faço distinção de que este grupo é salvo e aquele grupo não é salvo. Deus sabe quem são os verdadeiros adoradores. Uma criança que morre sem o batismo é aceita por Deus da mesma forma que o ladrão que aceitou Jesus na cruz e não foi batizado, e assim mesmo Jesus disse que aquele homem estaria ainda naquele dia com Jesus no paraíso.

Rô Moreira disse: "Não se pode batizar crianças ainda bebês??
A Bíblia fala que quem não crer já está condenado.
As crianças não serão salvas?
Paulo fala que quem não trabalha não coma. As crianças por isso não poderão comer?"
Olá Rô, primeiramente é um prazer dialogar com você, uma cristã que usa a internet e sua vida para falar de Jesus. Como seria bom que todos aqueles que professam ser cristãos, usassem sua pagina no facebook para falar de Deus. Nossas diferenças são frutos das nossas fraquezas humanas, nossa incapacidade de compreender e ser perfeito como é perfeito o nosso pai. Mas aguardamos ansiosos a redenção completa na ressurreição dos mortos.
Entendo assim a questão proposta acima. Quando a Bíblia fala que a pessoa que não crê será condenada, o texto bíblico deixa transparecer que se refere às pessoas conscientes e com entendimento capaz de discernir e optar por Cristo ou não. Da mesma forma quando a Bíblia fala que quem não trabalha não deve comer, fica explicito que Paulo se refere as pessoas adultas e preguiçosas. Ambos os textos não se referem ao ser humano em toda sua existência. Os reformados que batizam crianças batizam-na porque elas têm um corpo plenamente desenvolvido, mas não batizam embriões e fetos porque, mesmo sendo seres humanos, ainda não estão fisicamente desenvolvidos. Sou contrário ao batismo de criança, porque o entendimento do ser humano nos primeiros anos de sua vida não tem capacidade de tomar uma decisão em aceitar Cristo, no estágio infantil, não há percepção espiritual. Assim, os pais cristãos devem educar seus filhos e prepara-los para que estejam preparados para tomar partido por Cristo, quando seu entendimento puder discernir. Não se pode fazer analogia com a circuncisão, porque a circuncisão é um ato exterior de um fato já consumado. O filho de judeu é judeu por herança genética. Os cristãos não são uma "raça" como os judeus. Um judeu pode até crescer e negar o judaísmo como religião, mas ele será sempre judeu por genealogia. "O que é nascido da carne é carne", disse Jesus. Assim um judeu ao submeter seu filho a circuncisão até está fazendo um sinal exterior de um fato intrínseco. O batismo é um sinal exterior de um fato intrínseco também, mas este fato não é genético, genealógico, é uma decisão de servir a Cristo, é o milagre do "nascer de novo". "Nascer de novo" precede o batismo.  A história da igreja só faz menção a batismo infantil  no terceiro século com Orígenes “A igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos”. (Orígenes  Epist. ad Rom. Livro 5,9). Contudo, Tertúlio contestou Orígenes e condenou o batismo infantil. 

Podemos morrer discordando de pontos doutrinários, mas não podemos nos matar, nem faltar com o respeito uns com os outros. Lembremos que dois mandamentos estão acima de tudo: Amar a Deus e amar o próximo. Que Deus abençoe a todos nós e tenha misericórdia de nossas almas. Não somos  os donos da verdade, somos os servos  daquele que é a VERDADE. (Valdemir Mota de Menezes)

No hay comentarios:

Publicar un comentario